Líder no País em laserterapia usada por dentistas, MM Optics passa a produzir equipamento usado no tratamendo contra a doença
Líder em laserterapia para uso odontológico no País, a MM Optics deve ganhar espaço também no setor de equipamentos médicos nos próximos anos. A expectativa da empresa, que começou suas operações em 1998 em São Carlos (SP), é baseada principalmente no lançamento de um equipamento que auxilia no diagnóstico e tratamento do câncer de pele - o tipo mais frequente no País -, previsto para chegar ao mercado no primeiro semestre do ano que vem.
“O equipamento abre um mercado novo para empresa”, afirma Fernando Mendonça, diretor superintendente da MM Optics. Hoje, cerca de 90% do faturamento da marca vem da venda de produtos para a área odontológica. Entre os equipamentos produzidos pela empresa estão máquinas de iluminação, tratamento estético e clareamento dental.
Agora focada no setor médico, a MM Optics espera ter 20% de crescimento após o segundo ano de lançamento do aparelho contra o câncer. Em 2010, a previsão é saltar de R$ 8,5 milhões de faturamento, obtidos no ano passado, para R$ 10 milhões.
Diagnóstico e tratamento juntos
Desenvolvido em parceria com pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, o projeto do produto está em fase de testes clínicos no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, em São Paulo, referência no tratamento de câncer. Segundo Mendonça, o equipamento se diferencia dos similares importados por possibilitar diagnóstico e tratamento num mesmo aparelho, além de ter um custo menor – o preço previsto para o equipamento é de R$ 8 mil, enquanto que um importado custa cerca de R$ 52,8 mil.
O tratamento é baseado na terapia fotodinâmica, que funciona por meio da aplicação de uma pomada no local da lesão e de uma luz especial para ativar uma substância chamada porfirina, que ataca as células cancerosas. “A aplicação com fins de tratamento é principalmente indicada para casos de câncer de pele do tipo não melanoma em estágio inicial”, afirma a pesquisadora da USP Cristina Kurashi, que participa do projeto.
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O número de casos novos deste tipo de doença estimado para o Brasil no ano de 2010 será de 53,4 mil entre homens e de 60,4 mil nas mulheres, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer. O objetivo dos pesquisadores é levar o aparelho para ser testado em cerca de 80 centros médicos em todo o País nos próximos dois anos, por meio de financiamentos.
Segundo o diretor da MM Optics, o novo aparelho já foi desenvolvido para ser também exportado. A marca, por meio de parcerias com outras empresas, tem sua tecnologia levada para 120 países. Atualmente com mais de 60 funcionários em sua fábrica em São Carlos, a empresa investe cerca de 10% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de lançar novos produtos no setor médico.
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