quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Casamento Muçulmano. A riqueza das tradições!

Saiba tudo sobre o casamento muçulmano, desde a sua tradição, cerimonia, trajes e presentes!

 

Tradição

O casamento muçulmano pode ser celebrado de varias formas, variando consoante a cultura e região onde e concretizado.
As mulheres muçulmanas estão proibidas de casar fora da sua religião, contudo, o mesmo não acontece com o sexo masculino.
A familia do noivo é quem procura e escolhe uma noiva que julgue adequada para o noivo.
O casamento muçulmano é, assim,
um genero de contrato entre o homem, a mulher e o seu pai ou guardião.
Para concretizar este contrato, o noivo deve pagar uma determinada quantia, acordada pelas duas partes, aquando da sua celebração.
Contudo, se ambas as partes acordarem não haver lugar a pagamento, isso tambem é possivel.
Cabe, porem, ao pai ou guardião da noiva proceder a oferta do casamento.


Mangni

O Mangni é a cerimonia de noivado, que envolve a troca de aneis de noivado. A familia do noivo deve oferecer á noiva o fato para usar nesta cerimonia.
Por norma, o periodo de noivado tem uma duração de três meses.
Caso os noivos não contraiam matrimonio ate ao final deste periodo, o contrato deve ser renovado.

 

Data do Casamento

Não existem datas fixas para casamentos uma vez que o calendario muçulmano ocorre segundo o
ciclo lunar. Contudo, é proibido casar nos dias de Eid, apos o Ramadão, e do Pilgrimage.
O casamento não pode, igualmente, ser celebrado no dia de Ashura, que calha no 9.º ou 10.º dia do primeiro mês do Islão.
Quando a data é estipulada, o passo seguinte será falar com o Iman da mesquita.
Acertado mais este ponto, o noivo deve preparar o presente da noiva, sendo este um elemento preponderante da cerimonia.
 
 

Convidados e suas religiões

Qualquer pessoa, independentemente da sua religião, pode presenciar um casamento muçulmano. Contudo, deve ter em conta os costumes do Islão e ter em consideração que deve evitar determinadas peças de roupa, nomeadamente, trajes reveladores do corpo.
Manjha
Este é o nome pelo qual é conhecida a cerimonia que antecede o casamento e na qual, um ou dois dias antes do casamento, a noiva é envolvida numa massagem feita com uma pasta a base de açafrão, sândalo e óleo de jasmim.
A massagem é realizada em casa da noiva mas é providenciada pela familia do noivo. A noiva é igualmente tatuada com henna nas mãos e pés.
Após esta cerimonia, a noiva não pode sair de casa até ao dia do casamento.
Enquanto a noiva recebe o seu traje de casamento da familia do noivo, ao noivo é colocado um simbolo sob a forma de um sinal.

Já no dia da cerimonia, o noivo e os seus amigos e familiares fazem uma procissão até ao local do casamento. Contudo, se assim o entender, o noivo pode ir de carro.
A chegada do noivo ao local da cerimonia é feita ao som de varios instrumentos tradicionais, tais como tambores. Nessa altura, o noivo e o irmão da noiva trocam um copo de sherbet, uma bebida adocicada.
Já as irmãs da noiva dão as boas-vindas aos convidados, tocando-lhes com um género de bastão que deve estar devidamente decorado com flores.
 
 
 
Nikah
Durante o Nikah, ou cerimonia de casamento, geralmente os homens e as mulheres sentam-se em locais distintos do espaço onde é realizado o casamento.
O sacerdote começa então por perguntar à noiva se esta satisfeita com o acordo e se ela concorda em casar com o noivo. De seguida, o sacerdote questiona, igualmente, o noivo.
Os noivos escutam então um sermão relativo ao casamento, proferido por um oficial muçulmano. Alguns sacerdotes, porem, recitam o primeiro capitulo do Corão e fazem a benção.
Não existe uma unica forma de celebrar o casamento, esta varia consoante a pessoa que o realiza.
De seguida, o casamento e registado, sendo primeiro assinado pelo noivo, por duas testemunhas, e depois pela noiva. Os documentos são preenchidos na mesquita.
O noivo dirige-se então para o lado das mulheres e presenteia as irmãs da noiva com dinheiro e presentes, recebendo a benção das mulheres mais velhas da familia.
Diz a tradição que devem depois atirar-se moedas à noiva, contudo, também e comum atirarem-se confetis.
Segue-se um jantar que é servido separadamente a homens e mulheres. A familia do noivo celebra a parte.

Apos a primeira refeição enquanto casal, os noivos sentam-se juntos e um grande lenço é usado para cobrir as suas cabeças enquanto eles e o sacerdote realizam algumas orações.
O Corão é mantido entre eles e é-lhes possivel verem-se um ao outro atraves do reflexo de espelhos.
O noivo passa essa noite em casa da noiva mas dorme num quarto separado, junto com um irmão mais velho da noiva.
Na manhã seguinte, os pais da noiva presenteiam o noivo com roupas, dinheiro e presentes. Da parte da tarde, os familiares acompanham os noivos a sua casa.
Rukhsat
O Rukhsat e uma cerimonia realizada na casa dos noivos. A saida do pai da noiva é realizada entregando a mão da sua filha ao noivo e pedindo-lhe para a proteger para sempre. Realizam-se, então, as despedidas finais. Os noivos começam, assim, uma nova etapa das suas vidas enquanto marido e mulher esperamos nós que felizes.
Apesar da imagem por vezes distorcida que o ocidente tem das culturas muçulmanas, o casamento muçulmano é tão democrático quanto a vontade da noiva e do noivo e a cadeia de valores que leva um casal à felicidade revela-se bastante mais sólida para muçulmanos do que para a maioria dos ocidentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejá bem vindo!...

Powered By Blogger

Postagens populares