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FAMOSIDADES
Por WALLACE CARVALHO
RIO DE JANEIRO - No Egito Antigo, Cleópatra usava suas joias mais valiosas para adornar suas perucas. Era um jeito de ostentar suas riquezas e mostrar poder. Nos contos de fadas, Rapunzel jogava suas tranças para que seu príncipe encantado pudesse subir na torre do castelo onde era feita prisioneira. Até na Bíblia o cabelo tem papel fundamental em uma das histórias mais famosas no mundo. Quem nunca ouviu falar em Sansão e Dalila tem a oportunidade de saber um pouco mais do homem que tinha sua força concentrada dos fios - e que foi traído por sua mulher - na minissérie que está sendo exibida na Record, protagonizada por Mel Lisboa e Fernando Pavão.
Já o cinema imortalizou um cabeleireiro nada comum e Johnny Deep ficou famoso ao interpretar o excêntrico Edward, no longa “Edward, Mãos de Tesoura”, que entrou para a galeria de personagens mais marcantes da década de 90. Ou seja, desde que o mundo é mundo, os cabelos exercem uma posição de destaque na sociedade.
Durante o nazismo, Hitler mandou raspar a cabeça de todos os judeus, nos países mulçumanos as mulheres são obrigadas a cobrir os fios com um véu, na cultura oriental as gueixas são identificadas pela sua maquiagem e pelo seu... penteado. No Ocidente, quando uma mulher termina um relacionamento uma de suas primeiras atitudes é procurar um salão para mudar o visual. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra.
No Brasil, a corrida aos salões se intensifica com a chegada do verão. Nove entre dez mulheres querem um visual parecido com as estrelas das capas de revista. Esse desejo de ter o cabelo igual das artistas de novela criou uma nova classe: a dos cabeleireiros celebridades. Marco Antônio Di Biaggi, Tiago Parente, Fernando Torquatto, Celso Kamura e Wanderley Nunes são alguns desses profissionais que de tanto fazer a cabeça das mulheres mais invejadas do país acabaram se tornando famosos e disputados.
Reprodução/ Twitter
Di Biaggi, que há 20 anos é responsável pelas capas da revista “Nova”, tem uma teoria para o fato dos cabeleireiros terem ganhado status de estrela. Segundo ele, por conta da obsessão das mulheres pelo cabelo, o trabalho desenvolvido por esses profissionais se tornou uma grife. “Quando elas vêem a capa da 'Nova', ela vê aquela mulher linda, magra e pensa: ‘O que eu posso ter igual a ela?’ O cabelo. Então, elas passaram a procurar saber quem está por trás daquele penteado”, contou ao Famosidades.
Com mais de 87 mil seguidores no Twitter, o paulista usa o microblog para divulgar as transformações que faz nas mulheres mais famosas do país. As fotos, que já se tornaram uma marca, se espalham pelos diversos sites de celebridades. Seu nome ganhou força no mercado após um trabalho feito com Adriane Galisteu, durante a década de 90. Foi nessa época que ele saiu na capa da revista “Veja SP”, se tornando o primeiro em sua área a conquistar o feito. Mas será que Di Biaggi se considera uma celebridade? “Claro. Mas tenho plena noção de que a verdadeira estrela é aquela que está sentada em minha cadeira”, avisou.
Disputado para festas badaladas, convidado para a primeira fila de desfiles importantes e frequentador do camarote de uma famosa marca de cerveja no carnaval carioca, Di Biaggi jura que a fama não lhe subiu à cabeça. Apesar dos inúmeros adjetivos que a profissão ganhou na última década, ele não se incomoda em ser chamado de cabeleireiro. “Tenho muito orgulho do que faço. Construí um império cortando cabelo, não tenho do que me envergonhar”, afirmou.
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Luiza Brunet foi a primeira famosa que o paulista penteou. O encontro aconteceu quando ele foi contratado para fazer o look das artistas para a capa da “Nova”. Isso em 1989. De lá pra cá, a lista de cliente de primeira grandeza só aumentou. Cláudia Leitte, Sabrina Sato, Carolina Dieckmann, Adriane Galisteu, Dani Winits e Maria Fernanda Cândido são algumas das mulheres que só entregam suas madeixas na mão do mago.
Como todo mortal, ele também já errou a mão durante um corte. “Um chef da alta gastronomia estava no Brasil e eu fui cortar o cabelo dele. Mas na hora de passar a maquina, o pente se soltou e passei a maquina zero. Aí tive que raspar tudo”, lembrou. Do acidente nasceu uma grande amizade. “Até hoje quando ele aqui, me convida pra jantar”, garantiu.
Recentemente, Di Biaggi fotografou dezenas de clientes famosas e lançou um livro para comemorar seus 20 anos de carreira. “Foi o dia mais feliz da minha vida”, confessou. Agora, ele pretende escrever uma biografia para contar sua história e ensinar o caminho das pedras para aqueles que estão começando. O segredo? “Humildade. É saber que você faz parte de um time e que todos estão em busca da mesma coisa: fazer aquela mulher se sentir a mais poderosa do mundo”, explicou.
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Outro que vive nas páginas de revistas é Fernando Torquatto. Ex-marido de Marina Morena, filha de Gilberto Gil, o moço é amigo de Preta Gil, Reynaldo Gianechinni, Fernanda Paes Leme e uma imensa lista de globais. Responsável pela transformação de Larissa Maciel em Maísa, para a minissérie produzida pela Globo, o moreno acredita que a profissão ganhou status devido à independência feminina e uma liberdade maior conquistada na última década.
“A mulher está mais permissiva. Ela não tem mais medo de ousar, de mudar. E a principal transformação visual é o cabelo”, explicou ao Famosidades. Torquatto contou ainda que prefere ser chamado de consultor de imagem. Afinal, além de cabeleireiro, ele é maquiador, fotógrafo e dá expediente no programa “Superbonita Transforma”, que em 2011 será comandado por Luana Piovani, no GNT.
Quem também bate ponto no canal da TV paga é Tiago Parente. Amigo pessoal e cabeleireiro de Juliana Paes há 12 anos, o profissional é um dos mentores técnicos do reality show “Por um Fio”, que testa o talento de 12 iniciantes na carreira. Nascido em Portugal, antes de se dedicar ao cabelo alheio ele queria ser artista plástico. “Cheguei a cursar Belas Artes em Lisboa, mas quando vim para o Brasil fui parar no caminho dos pincéis, da maquiagem e dos cabelos”, contou.
Parente disse que o trabalho na TV ao lado de Juliana não mudou sua vida em nada. “Para ser sincero, não vejo nenhum tipo de assédio. Sinto apenas que as pessoas passaram a reconhecer mais o meu trabalho”, disse ao Famosidades. Apesar de contar com uma assessoria de imprensa, o português não se considera uma celebridade. “Tenho assessor há 10 anos, sempre na intenção de divulgar meus trabalhos, nada mais”, explicou ele, que prefere se chamado de HairStylist.
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Mas como surgem as transformações no visual dessas estrelas? Di Biaggi sempre pede que as clientes levem duas fotos do cabelo que desejam ter. “Geralmente, elas trazem fotos de estrelas de Hollywood”, entregou. Isso quando não é o cara da novela que dá as coordenadas. “Ele já traz o corte, a cor, o tamanho. Mas o que será feito sempre é definido por ela. Eu quero atender seu desejo”, afirmou. Já Parente sempre trabalha em conjunto com algum figurinista da emissora. “Com o perfil do personagem na mão, a gente chega a um conceito”, revelou.
Os cabeleireiros ainda aproveitaram para desmentir uma suposta rixa entre os profissionais mais badalados do país. Di Biaggi contou que existe disputa, mas faz questão de ressaltar que há espaço para todo mundo no mercado. “Rixa não. Existe uma competição saudável. Todos deram duro para chegar aonde chegaram”, disse. Torquatto, que teve problema no começo da carreira, afirmou que hoje em dia é super tranqüilo.
“Quando eu estava começando tive bastante problema com quem já estava na área há algum tempo. Com os anos, essa implicância foi desaparecendo”, confessou. Já Parente acredita que sua boa relação com os colegas se deve a sua experiência como empresário. “Pelo fato de lidar com uma grande equipe desde sempre, me faz ser mais flexível. Não tenho problema em dividir”, afirmou.
Melhor para a escola de samba Unidos de Vila Isabel. A agremiação carioca, cujo enredo é o cabelo, pretende reunir os profissionais em um carro alegórico. Torquatto ficou de conversar com a diretoria da azul e branca para definir os detalhes de sua participação, Di Biaggi espera liberação da Avon para aceitar a proposta – o desfile será patrocinado por uma marca concorrente -, e Parente recusou o convite. “Não nasci com o samba no pé, então vou assistir como sempre: de camarote”, contou.
Para as mulheres que desejam ter um cabelo igual ao das estrelas de revistas, o segredo é não fazer nenhuma loucura. “Tenha um cabelo de acordo com seu tipo físico e, principalmente, com seu bolso”, aconselhou Biaggi. Para o verão, a tendência são as flores artificiais, rabo de cavalo e alguns tipos de franja. Quanto ao loiro, o cabeleireiro das celebridades avisa: “Nessa estação, ele está mais fechado. Uma mistura de 3 tons de mexa no cabelo”. Anotou? Então imprima a foto da Claudia Leitte e corra para o salão mais próximo.
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