terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os casais modernos







Os casamentos de 20 anos atrás nada tem a ver com os atuais casamentos. O mundo evoluiu, a mulher evoluiu, a família evoluiu e os costumes evoluíram.
O modo de encarar o casamento tradicional mudou muito, a fórmula  "papai+mamãe+filhos" hoje não é mais o único modo de união, perdeu o posto para outras formas de casamento,  estamos vendo casamento de "o terceiro namorado da mamãe", " a namoradinha do papai", "a namorada da filha", "o namorado do titio", "o segundo casamento da vovó  depois da separação"  e tantos outros que podemos afirmar aqui que o casamento esta muito mais colorido que antigamente.
O dinamismo como a sociedade muda seu comportamento e derruba paradigmas até então intocáveis é impressionante.
A mulher ganhou postos exclusivos de homens, e com isto sua liberdade de expressão e sua autonomia mudaram a forma de encarar um relacionamento. Agora é muito mais uma decisão da mulher baseada na felicidade em ter um relacionamento do que ter um relacionamento por que a sociedade exigia esta postura dela. Quem decide é ela, o momento, a forma e com quem, assustando as vovózinhas com um ultraje aos "bons costumes".
Os homens também mudaram, a carreira, a competitividade esta tornando o homem menos aberto a um relacionamento de compromissos, deixando para segundo plano a sua necessidade de unir-se a alguém. O modo como a sociedade tem encarado situações até então "tabus", deixou o escuro para ganhar as ruas em casais cada vez mais libertos de preconceitos. O que antes era coisa de "armário" agora e exposto por ambos os sexos.
Vários países já aderiram ao casamento homosexual para "atender a demanda". Nos Estados Unidos e em muitos outros, estes casamentos, movimentam milhares de dólares anuais em turismo, consumo e diversão para estes novos casais.
Um exemplo da mudança de nossos hábitos pode ser visto nos "toppers cakes" que em português é chamado de "noivinhos de bolo". Antes, era comum o casalzinho ser representado em cima de um bolo, impecavelmente vestidos para a cerimônia , de braços dados e "noivo e noiva".
Hoje estes casais estão mais abertos e os confeiteiros abraçaram o humor como forma de expressar algumas situações do cotidiano como a noiva que literalmente "fisga" ou "laça" seu pretendente cada vez mais difícil de conseguir .











Uma antiga situação que muito causava constrangimento, agora é motivo de alegria e graça neste "noivinhos" que não escondem o motivo pelo qual estão se casando. e mais sutil ainda é o modo como os relacionamentos estão cada vez mais "picantes" onde a mulher assume o papel de 'leoa" e toma conta definitivamente de seus mais secretos desejos e de "femme fatale".
O fato de existir hoje uma maior distribuição de renda, causada pela entrada no mercado de trabalho de pessoas, ou etnias inteiras, levou os confeiteiros a pensarem em adaptar figuras até então inexistentes nestes "noivinhos" e incluir entre as ofertas, as mulheres emancipadas que se equiparam aos homens, os povos que agora estão ocupando lugar de destaque na economia e principalmente as pessoas de cor, que agora podem fazer coisas "de branco" como jogar golf   ou equitação, (um grande paradigma derrubado), e que formam um contingente cada vez maior de consumidores de cerimoniais.
Foi ao shopping?
O que até virou ícone na luta pelo reconhecimento dos casais homosexuais e que em muitos bolos pelo mundo já é uma constante, é o famoso casal de bonequinhos em traje de gala para representar a união homosexual, a noiva sumiu, mas pode ser vista de noiva ao lado de sua namorada que veste um elegante tailler. Novos tempos.
Uma coisa ninguém poderá negar, seja da forma que for, com quem for, o casamento sempre será uma "instituição" importante e que sempre trás muita alegria a uma família.
- Aceita um pedaço de bolo?
Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejá bem vindo!...

Powered By Blogger

Postagens populares