terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vamos falar um pouquinho da história do cabeleireiro!...

Achados arqueológicos dão conta de que na pré história, o homem das cavervas já se preocupava com a aparência. Pentes, navalhas de ossos e pedras e restos de materiais, comprovam isso. Mas o primeiro apojeo na arte dos "Penteados" ocorreu no velho Egito, há cerca de cinco mil anos onde os faraós de grande prestigio usavam perucas elaboradas por habilidosos cabeleireiros.

Foi na antiga Grécia no século II a.C, que se criaram os primeiros salões de cabeleireiros os chamados "Koureia", que em Atenas eram constituídos nas praças públicas. "Àgoras". Lá, os embelezadores de cabelos, os "Kosmetes" eram escravos especiais.

A partir do século XVIII e XIX, jornais de moda divulgavam os estilos por toda a Europa e seguia-se os exemplos, principalmente vindos de Paris, Viena e demais elites européias. Os primeiros cabeleireiros para senhoras foram os "Coiffures" parisienses "Leonard", "Autier" e "Legros Rumigny" que ditavam a moda e cuidavam dos cabelos, inclusive da "Rainha Maria Antonieta", a troco de altíssimos salários.

A partir dos anos 20, as mulheres começaram a envolver-se com o trabalho e questões sociais e isso fez com que criassem novos conceitos e não eram mais admitidos velhos valores e preconceitos que remontassem a idade média.

Tudo isso faz compreender a importância que a moda e os cabeleireiros exercem na história da humanidade, pois os cabelos refletem nossas atitudes sociais, pessoais e profissionais.

Um comentário:

  1. gosto muito de descobrir novidades a resoeito da estoria, da arte que eata concentrada dentro da arte da beleza principalmente dos cabelos

    ResponderExcluir

Sejá bem vindo!...

Powered By Blogger

Postagens populares